segunda-feira, 8 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

OLÁ MENINAS! BOM DIA!

HOJE VIM POSTAR UMA MENSAGEM QUE ACHO MUITO IMPORTANTE ESTAR PASSANDO PARA OS PAIS, NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS OU MESMO ENVIANDO NA AGENDA ESCOLAR!

UMA ÓTIMA SEMANA DE AULA!!!



 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR:

Com  a correria  dos tempos modernos, é comum notar que as brincadeiras  com os filhos  são raras, pois cada dia menos os pais tomam um tempo para brincarem com os filhos. Muitas das vezes ainda, os proíbem de brincarem à-vontade, impondo regras para que não façam bagunça e não espelhem os brinquedos!

Por isto este é um papel que vem se atribuindo nas escolas de Ed.infantil, e é um papel fundamental! Brincar e deixar que as crianças brinquem, dirigida e também livremente!
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres.

                                                                            BJS.....
                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário