sábado, 14 de janeiro de 2012

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

MENSAGEM PARA OS PAIS SOBRE ADAPTAÇÃO ESCOLAR.

ENVIO ESTA MENSAGENS AOS PAIS NO PRIMEIRO DIA DE AULA:




PARA MAMÃES E PAPAIS: 

É. A adaptação das crianças à escola é diferente para cada um e às vezes pode ser um processo difícil e demorado, seja para o bebê, para o maior Zinho ou até para aquele que já está indo para o Ensino Fundamental. Mas o que será que podemos fazer para ajudá-las nesse processo?
                                                                                                                             
O vínculo da criança com a professora e os amiguinhos pode ser lento, é preciso paciência, tranqüilidade e, às vezes, deixar a nossa insegurança de lado para poder transmitir segurança para os pequeninos.

O adulto é quem ensina a criança a distinguir o que é certo, do que não é. Distinguir o perigoso do não perigoso. Eles percebem tudo e aprendem rapidinho. Se a criança percebe que os pais têm medo, que estão inseguros de deixá-la na escola pode entender que esse é um lugar perigoso, que não vai ser bom para ela. Isso pode prolongar ainda mais o tempo de adaptação.

A escola é muito importante na vida da criança tanto no âmbito da educação, quanto no âmbito da socialização. É na interação com outras crianças que aprendem a dividir, brincar e ser criança!

Nós nem percebemos, mas a adaptação é uma constante nas nossas vidas desde o nascimento!
Durante nove meses o bebê vive no útero da mãe acostumado a um ambiente onde a temperatura é constante, as vozes e ruídos são sempre os mesmos, mas ao nascer o neném entrará em contato com as primeiras situações de adaptação da vida dele.
Será preciso se adaptar ao novo lar que a mamãe preparou com muito carinho para recebê-lo, será necessário se acostumar ao sabor do leite materno e assim por diante.
A chegada à creche/escola também deve ser preparada com muito carinho por toda a família e pela equipe de profissionais que vai receber essa criança.
E você deve estar se perguntando, como é que eu posso ajudar meu filho a se adaptar à escolinha? Vamos colocar aqui algumas dicas especialmente para você:

1. Conheça a equipe de profissionais e a escola
Visite a escola. Ela deve ser limpa e segura. Os profissionais devem estar capacitados para que você se sinta confiante em deixá-los boa parte do dia cuidando do seu filho.


2. Transmita segurança e tranqüilidade
É importante que você esteja confiante, pois a ansiedade é percebida pela criança e dificulta a adaptação.


3. Vestimenta e adereços
No primeiro dia de aula leve seu filho com uma roupa bem confortável.
Se sua filha não gosta de enfeites no cabelo, é melhor evitar para que ela não chegue irritada à escola.


4. Não faça modificações em casa
Você está pensando em mudar o bebê do berço para a caminha? Aguarde mais um pouco. Muitas coisas diferentes ao menos tempo podem confundir a cabecinha dele.

5. Evite a retirada da chupeta Qualquer mudança nos hábitos e costumes da criança devem ser feitos depois que ela estiver totalmente integrada à escola.

6. Transfira as suas atribuições de mãe para a professora Caso seu filho lhe peça água, deixe que a professora pegue o copo e entregue a ele.
Sempre que for preciso retirar ou calçar os sapatos do seu filho, permita que a professora o faça.
Com essas pequenas atitudes a criança vai perceber que a professora também consegue atender suas necessidades, gerando confiança nesse profissional.


7. A presença dos pais na escola deve ser orientada pela pedagoga, se informe na escola.

8. Nunca saia escondida É extremamente importante se despedir!
Abaixe, olhe nos olhos do seu filho e diga: “Filho, a mamãe vai trabalhar e volta mais tarde para te buscar.”
Beije-o carinhosamente e se afaste. É provável que ele chore, mas a professora vai confortá-lo oferecendo brinquedos e atividades diversas que despertam o interesse de qualquer criança.

O processo de adaptação é uma constante na vida de qualquer pessoa, mas com paciência, disciplina e perseverança tudo acontecerá de forma tranqüila.

                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário